skip to Main Content

Fevereiro Laranja: Mês de Prevenção e Conscientização da Leucemia

Fevereiro Laranja: Mês de Prevenção e Conscientização da Leucemia

Doe vida, doe medula óssea

O segundo mês do ano é dedicado à campanha Fevereiro Laranja, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. Atualmente, essa doença ocupa a nona posição nos tipos de câncer mais comuns em homens e a 11ª em mulheres. Dados do Instituto Nacional de Câncer (InCA) apontam que serão diagnosticados no Brasil, mais de 10 mil casos novos de leucemia por ano.

leucemia é uma doença que se inicia na medula óssea, onde o sangue é produzido, caracterizada pelo aumento acelerado e anormal da produção de leucócitos.
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura, e, com isso, os especialistas alertam para sintomas como anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos.

Fevereiro Laranja: Mês de Prevenção e Conscientização da Leucemia

A campanha Fevereiro Laranja alerta sobre a prevenção e, consequentemente, frisa a importância da doação de medula óssea.

Os exames de rotina se enquadram na prevenção da leucemia. É necessária atenção para qualquer alteração no sangue que possa surgir nestes exames e caso exista suspeita da leucemia, é realizado um exame chamado mielograma, no qual é coletado uma pequena quantidade de medula óssea e se o resultado for positivo, o tratamento deve der iniciado imediatamente.

O transplante de medula óssea é indicado em casos de alto risco. O primeiro passo é a investigação dos familiares de primeiro grau do paciente em busca de compatibilidade. Caso isso não ocorra, é registrada a necessidade em um banco de medula. Os doadores voluntários são examinados e os resultados também vão para esse banco. No momento em que surge a compatibilidade entre o doador e o paciente, é feito o procedimento de coleta do material. A doação é importante, pois a chance de encontrar doadores compatíveis é relativamente baixa.

Transplante de Medula Óssea

O transplante não ocorre por processo cirúrgico e pode ter início com células do próprio paciente (transplante autólogo), ou com as células do doador (transplante alogênico).
No tipo alogênico, as células-tronco são de um doador. Nesse caso, é sempre investigada a compatibilidade entre membros da família. Se não houver familiar compatível, é preciso buscar um doador nos bancos de medula óssea.

Para ser doador, basta ter entre 18 e 55 anos, apresentar boas condições de saúde, não ter apresentado ou estar em tratamento de câncer, doenças no sangue, no sistema imunológico ou ainda doenças infecciosas e se cadastrar em um hemocentro.

Ao fazer o cadastro, o doador faz a coleta de 5 ml de sangue para testes de compatibilidade e o resultado fica arquivado no cadastro de medula óssea. Caso o doador seja compatível com algum paciente da lista de espera, ele será convidado a fazer a doação.

A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível. Devido a essa estatística, quanto mais doadores tiver, maiores serão as probabilidades de compatibilidade entre as pessoas.
O transplante de medula óssea é um gesto de amor. Doe vida, doe medula óssea.

Fevereiro Laranja: Mês de Prevenção e Conscientização da Leucemia

 

Gostou desse conteúdo? Leia também:

•Câncer de mama: Prevenção é Vida

•Desmistificando o Câncer de Próstata – As 10 dúvidas mais comuns

•Prevenção da AIDS e ISTs! Bora se cuidar?

•A Importância da Atividade Física na Saúde da Coluna

Back To Top