skip to Main Content

Câncer de mama: Prevenção é Vida

Câncer de mama: Prevenção é Vida

Você conhece alguém que teve ou tem câncer de mama? Esse é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo e também pode acometer os homens em até 5% dos casos. Mas é possível combatê-lo! Por isso, neste mês, no qual se celebra a campanha Outubro Rosa, vamos falar sobre a importância do diagnóstico precoce desta doença.

Exames em dia e estar atenta aos sintomas ajudam mulheres e homens a fazerem um diagnóstico precoce. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais tem incidência na mulher e isso representou, em 2020, 29,7% dos casos da doença, estando em primeiro lugar. Em segundo lugar está o câncer de cólon e reto com 9,2% e colo do útero fechando o ranking em terceiro lugar com 7,5%.

Identificar o câncer de mama nas fases iniciais é o maior aliado para um tratamento eficaz, aumentando as chances de cura e também a qualidade de vida. De acordo com o Instituto Oncoguia, 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início têm possibilidade de cura.

Mas, para conseguir o diagnóstico de forma antecipada é preciso de informação e cuidados. Entender o que é o câncer de mama, prestar atenção a alterações suspeitas nas mamas e realizar exames preventivos de rastreamento são medidas essenciais para conseguir o diagnóstico precoce. Fazem parte da jornada do paciente e dos cuidados que a mulher deve ter consigo ao longo da sua vida.

Sintomas e sinais do câncer de mama

Quando a mulher conhece bem suas mamas, ela pode perceber alterações suspeitas e procurar ajuda médica. Hoje, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), orienta a mulher a fazer a observação e o toque das mamas sempre que se sentir confortável, sem necessidade de uma técnica específica. Preste atenção aos principais sintomas:

  • Nódulo fixo e geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada ou retraída;
  • Alterações no mamilo;
  • Nódulos nas axilas e/ou no pescoço;
  • Saída de líquido anormal das mamas.

Exames de rastreamento

Há dois perfis de exames da mama: o de rastreamento, que é feito em pacientes assintomáticas, e o de diagnóstico, que são para pacientes que apresentam sintomas.

Em muitos casos, o câncer de mama pode não ter sintomas na fase inicial. Por isso, realizar exames das mamas regularmente e ter um acompanhamento médico é muito importante. O exame clínico é realizado pelo médico e pode detectar lesões com mais de 1 cm e secreções dos mamilos.

No Brasil, a recomendação é a realização da mamografia de rastreamento em mulheres a partir dos 40 anos de idade. Se existir um caso na família, como tia, irmã ou mãe, o indicado é realizar o exame todos os anos a partir dos 35 anos de idade, para prevenção da doença. O rastreamento tem duas finalidades: detecção precoce do câncer de mama e redução das cirurgias desnecessárias.

Pode se admitir que é um exame desconfortável, mas dependendo da maneira como a paciente for preparada para o procedimento, o mesmo pode ser perfeitamente tolerável. Mulheres que possuem implante de silicone também devem fazer o exame, sem nenhum risco adicional. Para os homens, a principal forma de diagnosticar de forma precoce o câncer de mama é a realização do toque nas mamas e procura do especialista caso analise algum nódulo ou mudança de coloração das mamas.

Como reduzir os riscos?

  • Fazer mamografia e ultrassonografia anualmente, após os 40 anos.
  • Manter o peso ideal.
  • Praticar atividade física regular.
  • Evitar a reposição hormonal após a menopausa.
  • Não consumir bebida alcoólica em excesso.

Você já fez o seu check-up este ano? Já está na hora! Não deixe de cuidar da sua saúde e viva mais e melhor.

Leia também:

•Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher – Uma Luta Nossa!

•O câncer de mama e os principais fatores de risco

•10 dicas para uma alimentação saudável e adequada

•Nutrição para melhorar a Imunidade

Elaborado Por: Gestão de Saúde – Yia Broker

 

Back To Top