skip to Main Content

13/02 – Alerta de Casos de Leucemia

Conhecida como Câncer no Sangue, a Leucemia tem como principal característica o acúmulo de Células Doentes na Medula Óssea, que substituem as células normais.

O principal Exame de Sangue para suspeita inicial do diagnóstico de Leucemia é o Hemograma. A detecção precoce desse câncer é o ponto fundamental para identificar a doença em fases mais iniciais e obter maior chance de sucesso no tratamento.

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para formas específicas de leucemias e linfomas, e consiste na ação de um protocolo de quimioterapia intensivo e a substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais, com o objetivo de reconstituir uma medula saudável. Por isso, é importante que os doadores mantenham dos dados atualizados no Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

O que é necessário para ser um Doador de Medula Óssea?

Para se tornar um doador voluntário de medula óssea, é preciso ir ao Hemocentro mais próximo da sua cidade, realizar um cadastro no REDOME e coletar uma amostra de sangue (10 ml) para exame de tipagem HLA (representa um complexo de genes que codifica para proteínas do sistema imunitário únicas para cada pessoa).

Em caso de dúvida entre em contato com nossa Gestão de Saúde (11) 99154-6283

Back To Top