skip to Main Content

Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher – Uma Luta Nossa!

A OMS (Organização Mundial da Saúde) vem a anos trazendo a pauta da Saúde da Mulher, porém ano após ano isso se torna cada vez mais contemporâneo e trata de assuntos que vão além dos acompanhamentos periódicos, e tratando cada vez mais de saúde mental e social. Isso porque para a mulher de hoje há uma expectativa de vida maior da população feminina. Além de ter com o passar do tempo maior participação no mercado de  trabalho e deixando de cuidar exclusivamente da família para se dedicar a carreira profissional. Fora isso dados importantes, apresentados pelo IBGE, mostram que a famosa dupla (às vezes tripla) jornada de trabalho ainda faz com as mulheres tenham menos tempo para atividades de lazer e bem-estar, além de terem mais risco de desenvolver doenças ocupacionais, conforme consta em estudo do Ministério da Previdência Social (MPS). Lesões musculares e corporais, alterações hormonais, enxaqueca, gastrite, ansiedade, depressão, endometriose e mioma são alguns dos problemas enfrentados em decorrência das condições de trabalho.  Assim a saúde da mulher passa a ser uma pauta também das empresas que podem, e muito, contribuir para isso, com iniciativas que promovam um ambiente de trabalho mais justo, agradável, satisfatório e, consequentemente, produtivo. E não é difícil. Com ações simples é possível ajudar a melhorar a qualidade de vida de suas colaboradoras e para que estas desenvolvam plenamente suas carreiras. Como uma empresa com foco em saúde, vamos dar algumas dicas que podem ser facilmente aplicadas: 

Criação de ações que ajudem a conscientização das doenças

Tanto no que se diz a respeito do outubro Rosa ou de doenças ligadas a mulher, como também de Setembro Amarelo, sempre promovendo a maior presença das mulheres na empresa com ações de sororidade e os direitos das mulheres. Dentre eles estão a igualdade salarial entre as mesmas funções e a licença maternidade (mínimo de 120 dias).

Assegurar a assistência à saúde integral

De acordo com especialistas, o convênio médico é um benefício que todos os colaboradores precisam, já que é um investimento que resulta também na contratação e fidelização de talentos, que se sentem atraídos e mais seguros pela oferta do plano. O fato é comprovado por uma pesquisa feita pela Catho, que revela que 74,6% dos brasileiros acreditam que este é o item mais importante para motivar o trabalho. 

A implementação de atividades que têm como objetivo o bem-estar

Também é algo de extrema importância: ações como quick massage, o mindfulness e outras que promovam a prática de atividade física são bons exemplos.  O apoio médico especializado é mais um diferencial, bem como campanhas de valorização da profissional, além de oferecer treinamento, capacitação e oportunidades de crescimento na empresa.  Todas essas atividades podem inclusive ser oferecidas pela corretora de saúde da sua empresa e vale tirar as dúvidas quanto a isso. Mas mais importante que isso são peças chave para garantir a saúde da mulher. Quais dessas você tem na sua empresa hoje?

Back To Top