skip to Main Content

Outubro Rosa: Câncer de mama e os 3 principais fatores de risco

Em outubro celebramos o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Com isso, queremos trazer mais informações sobre a doença, a prevenção e o autocuidado. Acompanhe aqui no Blog e nas redes sociais e saiba mais como se cuidar, se prevenir e se proteger ou proteger aqueles que amamos.

Por que Outubro?

O mês de outubro é inteiro dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, fornecendo um marco no calendário reconhecido no mundo todo que vai muito além das fronteiras culturais e socioeconômicas.

A primeira grande ação do Outubro Rosa aconteceu em Nova York, em 1990. O laço cor-de-rosa, lançado naquele ano pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, foi distribuído aos participantes da primeira “Corrida pela Cura”, realizada nas ruas da Big Apple. Desde então, cidades e corporações de todo o mundo vem incorporando ações ao Outubro Rosa, que incluem monumentos iluminados pela cor rosa, maratonas, desfiles, campanhas empresariais e várias atividades beneficentes cujos fundos são revertidos para estudo e tratamento do câncer de mama.

Entendendo a doença

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e a principal dificuldade no diagnóstico é que ele é indolor na maioria das vezes. A boa notícia é que o tratamento está cada vez mais avançado, menos agressivo – e quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maiores as chances de cura – atualmente, as chances de cura são em torno de 95%. Cabe lembrar que os homens também estão suscetíveis ao câncer de mama, e também devem realizar as formas de prevenção da doença

Estima-se que surjam aproximadamente 2,3 milhões de casos novos de câncer de mama por ano, o que representa 24,5% do câncer em mulheres. A doença é a causa mais frequente de morte por câncer na população feminina, com aproximadamente 700 mil óbitos estimados para esse ano.

Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver câncer de mama. O acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam de modo geral esse risco.

Fatores de Rico

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários

Fatores endócrinos/história reprodutiva: relacionados principalmente ao estímulo estrogênico. Esses fatores incluem: história de menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos), menopausa tardia (após os 55 anos), primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade, uso de contraceptivos orais (estrogênio-progesterona) e terapia de reposição hormonal pós-menopausa (estrogênio-progesterona).

Fatores comportamentais/ambientais: incluem a ingestão de bebida alcoólica, sobrepeso e obesidade, sedentarismo e exposição à radiação ionizante. O tabagismo é outro fator que possui algumas evidências de que pode contribuir para o desenvolvimento da doença.

Fator genético: mulheres que possuem vários casos de câncer de mama ou pelo menos um caso de câncer de ovário em parentes consanguíneos, sobretudo em idade jovem, podem ter predisposição hereditária e são consideradas de risco elevado para a doença. O câncer de mama de caráter hereditário corresponde, por sua vez, a apenas 5% a 10% do total de casos.

Sendo assim, se você se enquadra em algum dos fatores acima ou possui mais de 40 anos de idade, previna-se!

Aproveite o Outubro Rosa para visitar seu ginecologista e fazer os exames regulares.

Outubro Rosa Câncer de mama e os 3 principais fatores de risco

Leia também:

•Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher – Uma Luta Nossa!

•10 dicas para uma alimentação saudável e adequada

•Nutrição para melhorar a Imunidade

 

 

Elaborado Por: Gestão de Saúde – Yia Broker

Back To Top