skip to Main Content

Nutrição e Imunidade

 

Vamos falar de nutrição e imunidade

Diariamente, o corpo humano é exposto a inúmeros estímulos que podem afetar diretamente a saúde e o bem-estar. A exposição à vírus, bactérias, estresse e poluição do ar, contribuem para um risco aumentado de infecções e de doenças.

Por outro lado, o sistema imunológico é a defesa natural do organismo contra os agentes que prejudicam a saúde. A resposta imune envolve um processo complexo de moléculas, células e tecidos projetados para defender o corpo. Mas, para que esse sistema funcione ativamente, e em seu potencial máximo, é importante que ele esteja fortalecido.

É mito que existe algum alimento milagroso capaz de fortalecer o sistema imunológico de um dia para o outro. Este, ganha forças gradativamente com o conjunto de hábitos de vida saudáveis. Porém, sabe-se que indivíduos com hábitos alimentares desequilibrados, associados ao consumo de ultraprocessados e industrializados estão sujeitos a um estado imunológico defasado e com aumento de chances de contrair doenças, principalmente virais.

O que é elucidado em estudos é que uma alimentação equilibrada, contendo micronutrientes (vitaminas e minerais), ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 e outros compostos bioativos (como os polifenóis) ajuda a manutenção do sistema imunológico. Dentre estes nutrientes, vale destacar a vitamina A e oscarotenoides presentes no fígado, ovos, vegetais folhosos verde-escuros,hortaliças e frutas amarelo-alaranjadas (manga, mamão, goiaba vermelha, abóbora, cenoura, batata doce, espinafre e couve); a vitamina C presente na laranja, acerola, goiaba, caju, e em outras frutas cítricas ou vegetais crus; o zinco presente em mariscos, ostras, carnes vermelhas, fígado, miúdos e ovos; e o selênio, que tem na castanha do Brasil, em peixes (sardinha, salmão), fígado de boi, farelo de arroz, farinha de trigo integral. Os laticínios probióticos também são excelentes para reforçar o sistema imunológico. Eles são as “bactérias do bem” que oferecem diversas vantagens para a digestão e intestino. Eles ajudam a equilibrar a flora intestinal, melhoram a absorção de nutrientes e previnem o crescimento e a multiplicação de “bactérias do mal”, que podem causar infecções e doenças.

O uso de suplementos alimentares também é uma boa estratégia para prevenir deficiências nutricionais, desde que orientados por profissionais especializados.

A boa saúde consiste na alimentação saudável aliada a hábitos de vida saudáveis, boa noite de sono, práticas de atividade física e uma boa hidratação.

 

Para saber mais e ficar por dentro das nossas atualizações da Semana do Nutricionista, siga-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn.

 

 

Texto por: Dra. Juliana Arroyo, nutricionista clínica.

Back To Top