skip to Main Content

Desmistificando o Câncer de Próstata – As 10 dúvidas mais comuns

Vamos acabar com o tabu de conversar sobre o câncer de próstata e começar uma nova fase de prevenção? Abaixo temos os principais questionamentos dos homens que ainda possuem receio de falar sobre a doença.

  1. Qual é a função da próstata?

A próstata é a glândula responsável pela produção de cerca de 70% do líquido seminal e está ligada à fertilidade masculina.

  1. Qual a relação entre a próstata e a ereção?

Diretamente, nenhuma. A ereção do homem depende de fatores como secreção da testosterona, aporte sanguíneo e condução adequada dos impulsos nervosos.

  1. Qual é a chance de um homem ter câncer de próstata?

Cerca de 10% dos homens após os 50 anos de idade desenvolvem a doença. Conforme o envelhecimento, as chances crescem, podendo afetar 50% dos homens aos 75 anos.

  1. A partir de que idade os homens devem fazer exames preventivos de câncer de próstata e qual é a periodicidade indicada?

Os homens com mais de 50 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano. Porém, aqueles com casos pregressos de câncer de próstata na família (pai e irmãos) ou de câncer de mama (mãe e irmãs) devem procurar o urologista após os 45 anos de idade.

  1. Existe algum exame que substitua o toque retal?

Não. Nenhum outro exame consegue o diagnóstico com a mesma eficácia que a palpação, pois o câncer de próstata pode ficar em área endurecida, região facilmente acessível ao toque retal.

  1. O câncer de próstata tem cura?

Sim, especialmente os que forem diagnosticados precocemente, ou seja, aqueles localizados dentro da próstata.

  1. Qual a diferença entre tumor benigno e câncer?

Tumor significa o crescimento exagerado e desordenado das células, que pode ser benigno ou maligno. Quando benigno, ele pode causar a compressão de órgãos vizinhos de onde foi detectado, mas raramente acomete o estado geral do paciente. Quando o tumor é maligno significa que é um câncer e tem capacidade para se espalhar para outros órgãos (metástase).

  1. É possível que o câncer nunca cresça?

Sim. Isso acontece quando o tumor é chamado de “câncer indolente”. Nessa situação, o médico pede repetição de biópsias com intervalos determinados, para ter certeza que o câncer não evolui.

  1. Existem vacinas contra o câncer de próstata?

Não há na medicina ainda uma vacina contra esse tipo de doença. Alguns pesquisadores tentam desenvolver esse procedimento usando as próprias células tumorais, mas ainda sem sucesso.

  1. O câncer de próstata pode levar a impotência?

O câncer de próstata, em estados mais avançados que requerem um tratamento mais agressivo e cirurgia mais específica, podem gerar impotência. A impotência propriamente dita só é aceita definitivamente após um ano da cirurgia, pois o retorno da atividade sexual costuma desenvolver-se ao longo deste período. Nos indivíduos com 40 anos, a probabilidade é de 6%; nos de 70, cerca de 70%.

Desmistificando o Câncer de Próstata – As 10 dúvidas mais comuns

E lembre-se, prevenção também é coisa de homem! Vergonha é não se cuidar! Se você já tiver mais de 50 anos ou mais de 45 anos com algum fator de risco, procure um médico! Um toque pode salvar vidas!

Leia também:

•Câncer de Próstata: Sintomas e Fatores de Risco

•10 dicas para uma alimentação saudável e adequada

•Nutrição e Imunidade

Back To Top