skip to Main Content

Como prevenir o câncer colorretal

Yia Prevenção e Saúde

Como prevenir o câncer colorretal

Quando se fala em tipos de câncer, os primeiros que vêm à mente e que mais preocupam a maior parte da população são o câncer de mama e o câncer de próstata. Mas há um tipo de câncer que figura entre os mais frequentes, mas é bastante esquecido: o câncer colorretal, localizado na parte inferior do trato digestivo. Todo ano, cerca de 1,4 milhão de casos são diagnosticados em todo o mundo, e aproximadamente 700 mil mortes são associadas a ele. Atualmente é o terceiro mais comum entre os homens e o segundo mais comum entre as mulheres.
A doença comumente está ligada a dietas pobres em fibras, obesidade, consumo excessivo de carnes processadas e de cigarro, sedentarismo e genética. Entre os sinais de alerta, normalmente é uma doença silenciosa, encontrada em modo inicial somente nos exames preventivos. Porém pode-se observar em casos mais avançados alteração no ritmo intestinal, sangramentos na região e as distensões abdominais.

Exame Preventivo: Colonoscopia – detecta o câncer colorretal
O método mais eficaz para a prevenção e o diagnóstico do câncer colorretal é a colonoscopia. Trata-se de um exame simples, feito de forma ambulatorial, totalmente indolor e sem nenhum risco ao paciente.
Em pessoas que não apresentem fatores de risco, a colonoscopia deve ser feita a cada dez anos, a partir dos 50 anos de idade. Caso o médico que acompanha os exames de rotina do homem ou da mulher note características que exijam uma atenção extra, pode pedir a colonoscopia antes dessa idade ou em um intervalo mais curto.
Infelizmente, ainda há um pouco de resistência por parte da população para se submeter a uma colonoscopia. Quando esses tabus são superados, todos só têm a ganhar com a colonoscopia de rotina. Se um pólipo for encontrado durante o exame, pode ser retirado na mesma hora, antes que progrida para um tumor. O equipamento também diagnostica lesões pré-cancerígenas e detecta o câncer em um estágio muito precoce. Se a doença for detectada em um estágio avançado, é possível retirar ali mesmo amostras para biópsia e definição de tratamento.

6 fatores para prevenir o câncer colorretal
Praticar atividade física regular
Alimentação com dieta rica em frutas e vegetais e rica em fibras
Consumir quantidade adequada de leite e derivados de forma
Manter níveis adequados de vitamina D
Alimentação rica em peixe

Back To Top