skip to Main Content

Dia 20/02 – Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Yia Bem Estar

Dia 20/02 – Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

No dia 20 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo. A data tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre o mal que as drogas e o álcool trazem, não só ao organismo como também a sociedade.
As causas são multifatoriais e as consequências afetam a saúde biopsicossocial do sujeito. O uso abusivo de drogas perpassa as diversas classes sociais, faixas etárias, gênero, cor, constituindo-se em um problema de saúde pública em escala internacional.
Neste dia torna-se fundamental estimular a reflexão sobre o papel das drogas no cotidiano de nossa sociedade e que medidas de prevenção são essenciais, especialmente considerando a população de jovens em que o uso de substâncias lícitas – como, por exemplo, o álcool, que pode se tornar a porta de entrada para o uso de substâncias ilícitas.

Prevenção

É muito difícil convencer alguém a não fazer algo que lhe dê prazer; drogas e álcool, antes de qualquer outra coisa, oferecem prazer imediato, e por causarem dependência física, psicológica e síndrome de abstinência são de difícil tratamento. As ações preventivas devem ser planejadas e direcionadas para o desenvolvimento humano, o incentivo à educação, à prática de esportes, à cultura, ao lazer e a socialização do conhecimento sobre drogas, com embasamento científico.
Nessa perspectiva, há três níveis de prevenção:
• Prevenção primária que visa evitar a primeira experiência em relação ao uso de drogas;
• Prevenção secundária, a qual tem por objetivo evitar que pessoas que já experimentaram ou que fazem uso ocasional de drogas, evoluam para o uso nocivo, e possível dependência;
• Prevenção terciária corresponde ao tratamento do uso nocivo ou da dependência. Esse tipo de intervenção deve ser realizada por profissionais de saúde, numa perspectiva multidisciplinar.

Tratamento

Quem necessita de tratamento no SUS devido ao abuso de álcool e outras drogas deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD). O atendimento conta com equipes multiprofissionais compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.

 

Back To Top