skip to Main Content

A Importância da Atividade Física na Saúde da Coluna

Certamente você já ouviu e leu constantemente que praticar atividade física é fundamental para evitar problemas de saúde e tornar a vida mais saudável. Isso não é diferente quando pensamos especificamente na nossa coluna e na postura diária. 

Muitos estudos científicos vêm demonstrando, ano após ano, que o exercício físico bem orientado por um profissional capacitado e praticado com frequência é bem mais eficiente no tratamento e melhora dos problemas na coluna que a simples administração de medicamentos ou o repouso prolongado.

A saúde da nossa postura, consequentemente na nossa coluna, está relacionada a uma boa mobilidade do tronco e da pelve, equilíbrio adequado, alinhamento corporal e preparo muscular.

O sedentarismo é o vilão da história: ficar parado gera fraqueza e atrofia muscular, além de rigidez articular, podendo aumentar a dor e desconforto. 

A Importância da Atividade Física na Saúde da Coluna

Você sabia?

Na prática da atividade física, o esforço realizado gera um estresse ósseo positivo, que estimula a produção de mais células ósseas. Com isso, os discos intervertebrais são nutridos com mais facilidade e os músculos, mais alongados e fortes, protegem contra possíveis lesões na coluna. 

Fique ligado:

Ioga, pilates, alongamento, musculação e treino funcional são possibilidades de atividade física que podem ser realizadas para cuidar da saúde da coluna. A corrida e a caminhada também são exercícios que contribuem para isso por já serem comprovados que são atividades que nutrem excessivamente os discos intervertebrais.

Mas lembre-se: o acompanhamento profissional é fundamental para qualquer prática.

Leia também:

•Ajuste Mental para a Prática Esportiva

•10 dicas para uma alimentação saudável e adequada

•Nutrição focada em melhorar a imunidade

 

Back To Top