skip to Main Content

Ajuste Mental para a Prática Esportiva

Todos sabemos e ouvimos falar com frequência dos impactos positivos que praticar exercícios físicos trazem as nossas vidas. Mas como podemos nos convencer a criar uma rotina envolvendo o esporte? E como realmente podemos fazer a transição e sair do sofá para iniciar essa prática de atividade física? Hoje, vamos falar um pouquinho sobre como dar esse primeiro passo e enfrentar a preguiça, em busca de um estilo de vida mais balanceado e saudável que caiba na nossa rotina.

Hoje, iremos tratar de ajuste mental para a prática esportiva, com ajuda do palestrante Vitor Tamiello, Coach de Psicologia Positiva.

 

 

Um bom estado de saúde é condição imprescindível para o bem-estar de qualquer pessoa. A saúde equilibrada é terreno fértil para que sejam semeadas boas intenções e plantadas ações. Você já tentou iniciar um grande projeto quando estava doente ou com a saúde deteriorada? Certamente, deve ter sido muito mais difícil. Por outro lado, quando estamos saudáveis, nossas chances de construir grandes feitos e de ter uma vida próspera e feliz aumentam consideravelmente, porque temos o combustível necessário para produzirmos o que desejamos – nosso corpo e nossa mente nos auxiliam a ir atrás do que queremos.

Por que, então, mesmo sabendo disso, muitas pessoas optam por voltar sua atenção à saúde apenas quando as doenças batem à porta? Por que deixamos para nos dedicar a atividades saudáveis apenas quando nosso estado de saúde já está degradado? A resposta para essas indagações reside na nossa cultura focada no tratamento, não na prevenção. Somos motivados a agir apenas quando não temos outra escolha.

O grande problema dessa cultura é que, muitas vezes, o tratamento gera grandes riscos à vida da pessoa, podendo, inclusive, não ser mais eficaz, sobretudo quando a saúde já está muito deteriorada. Em outros casos, o tratamento é até possível, mas envolve a utilização de medicamentos que comprometem outras funções corporais e, geralmente, viciam a pessoa, que fica refém de drogas pesadas.

Ok, faz sentido. Mas, então, como posso me motivar a iniciar uma rotina saudável?” Quando bem informada, a pessoa compreende a importância de uma vida saudável e internaliza a necessidade de adotá-la.

Para colaborar nesse processo de informação, seguem algumas conclusões de pesquisas científicas acerca dos inúmeros benefícios que a prática esportiva pode ocasionar na saúde física e mental:

– É uma excelente terapia para o tratamento da depressão e da ansiedade, porque os exercícios físicos promovem a liberação de endorfinas, hormônios que nos fazem nos sentir felizes e relaxados, inibindo a produção de cortisol, o hormônio do estresse.

  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Fortalece ossos, articulações e músculos.
  • Estimula a melhora nas funções cerebrais, fortalecendo a memória.
  • Reduz os riscos de inflamações, derrames e doenças cardiovasculares

“E como programar minha mente para essa nova rotina saudável?” Treinando-a diariamente até que um hábito seja formado. O ideal é iniciar com algum exercício que te traga prazer. Caso não seja possível, comece com aquele menos “chato” para você. Aos poucos, seu cérebro formará as conexões neuronais (o “caminho”) daquele exercício, que se tornará mais fácil e, então, automático. Nesse momento, você estará pronto para dar um novo passo e tentar algo mais difícil e desafiador.

A opção por uma vida saudável é sua, somente sua! O segredo é COMEÇAR e ter CONSTÂNCIA por algumas semanas. Logo, você sentirá os benefícios da prática esportiva e viverá com maior plenitude e felicidade. BOAS PRÁTICAS!

Back To Top