skip to Main Content

Novembro Azul: Prevenção é Fundamental

Fazer exames periodicamente é a melhor maneira de identificar o câncer de próstata em estágio inicial, onde a detecção precoce possui mais de 90% de chances de cura. Sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente e, aqueles que possuam algum fator de risco, realizem acima dos 45.

Tipos de exame para prevenção da doença:

Para prevenir o câncer de próstata, a consulta médica e exames periódicos são essenciais. Há 2 principais tipos de exames que são realizados durante as consultas com um médico urologista:

  • Exame de toque retal: O toque realizado pelo médico é rápido e indolor, e com o dedo protegido por luva lubrificada, o médico consegue sentir a próstata e perceber se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença). Este exame é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame.
  • Exame de sangue dosagem PSA: Na maioria dos homens, o nível de PSA costuma permanecer abaixo de 4 ng/ml. Porém, alguns pacientes com nível normal de PSA podem ter um tumor maligno, sendo algumas vezes até mais agressivo. Por isso esse exame, quando feito de forma isolada, não pode ser a única forma de diagnóstico.

Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata, exame que é capaz de confirmar o câncer. Outros exames, como o ultrassom transretal, cintilografia óssea e ressonância magnética podem ser requisitados.

Preparamos a seguir 7 dicas de como se preparar para conversar com seu médico:

  1. Escreva todos os sintomas que está sentindo, mesmo que não pareça estar associado à razão principal da consulta médica.
  2. Caso não sinta absolutamente nada, mas esteja na faixa etária dos 50 anos, não deixe de fazer a consulta. É importante que você faça os exames preventivos.
  3. Faça uma lista das medicações que você usa, incluindo vitaminas ou suplementos alimentares.
  4. Convide um amigo ou parente próximo para ir com você ao médico. Isso será importante para ajudá-lo a lembrar de tudo o que for discutido.
  5. Se tiver resultados de exames feitos recentemente, leve-os. Podem ser uma referência importante na hora de o médico levantar o seu histórico.
  6. Avise o médico se houver pessoas na sua família que tiveram câncer de próstata. Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário.
  7. Quando você for ao médico, não se esqueça de esclarecer as dúvidas com relação ao câncer de próstata. Veja as principais perguntas:
  • Os sintomas que estou sentindo podem significar câncer de próstata?
  • Só com o exame de toque retal é possível saber se tenho algum tumor?
  • O PSA é um complemento ao exame de toque retal?
  • De quanto em quanto tempo preciso repetir os exames?

E lembre-se, prevenção também é coisa de homem! Vergonha é não se cuidar!
Se você já tiver mais de 50 anos ou mais de 45 anos com algum fator de risco, procure um médico! Um toque pode salvar vidas!

Novembro Azul: Prevenção é Fundamental - YIA

Cuide da sua saúde e proteja quem você ama! Leia também:

•Câncer de Próstata: Sintomas e Fatores de Risco

•10 dicas para uma alimentação saudável e adequada

•Nutrição e Imunidade

Back To Top