skip to Main Content

O que é Síndrome de Burnout?

Já se fala muito aqui no Blog sobre saúde mental, sua importância e impacto na nossa vida, saúde física e rotina. Por isso, hoje iremos tratar da Síndrome de Burnout, cada vez mais famosa e conhecida.

Em setembro, trouxemos temas para celebrar a vida e a prevenção ao suicídio com o Setembro amarelo, como:

As redes sociais e a prevenção ao suicídio;

O que é Psicoterapia?

10 de Setembro – Dia mundial de prevenção ao suicídio. Toda vida Importa

Agora, para celebrarmos o mês de Janeiro, comemoramos no Brasil o Janeiro Branco, que desde 2014 busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. O tema é relevante e importante, principalmente nesse época, já que é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.

Também é relevante mencionar que, no momento atual que vivemos, após o retorno presencial feito pela maioria das empresas e escolas, a vida volta, aos poucos, ao que costuma ser antes da pandemia, porém mais desafiadora, mais estressante e com novos problemas para nos preocuparmos. Por isso, cuidar da saúde mental e conhecer seus próprios limites é importante.

O que é Síndrome de Burnout?

Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é um transtorno psícológico que surge após o indivíduo passar por situações de trabalho desgastantes, ou seja, que requerem muita responsabilidade ou até mesmo excesso de competitividade. Está relacionada com ansiedade, stress, cansaço físico e mental e outros problemas.

A tendência é que a síndrome de burnout se torne cada vez mais comum, sendo que seu diagnóstico é realizado por meio de uma consulta médica com um psicólogo ou um psiquiatra.

O transtorno está registrado no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) como um dos fatores que influenciam a saúde ou o contato com serviços de saúde, entre os problemas relacionados ao emprego e desemprego.

Quais são os sintomas do Burnout?

O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como:

  • Ausências no trabalho;
  • Agressividade;
  • Isolamento;
  • Mudanças bruscas de humor;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Lapsos de memória;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Pessimismo;
  • Baixa autoestima.

Como funciona o tratamento?

O tratamento pode variar dependendo do paciente, caso e situação. Entretanto, conta com ajuda de sessões de terapia, pode incluir o uso de antidepressivos ou medicina alternativa. Além disso o funcionário que for comprovado com o Burnout tem direito a licença médica e afastamento de trabalho. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também são altamente recomendados para ajudar a controlar os sintomas.

Quanto custa o tratamento?

O tratamento para problemas relacionados a transtornos mentais é oferecido de forma integral e gratuita por meio do SUS. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), responsável pelo primeiro atendimento ao paciente, e o caso será encaminhado aos centros especializados para cada tipo de atendimento.

De qualquer forma, dentro do seu plano de saúde existe a possibilidade de ser tratado e analisado por um psicólogo. Leia mais sobre em: Plano de saúde cobre psicólogo?

 

Será que estou em Burnout?

Geralmente conseguimos notar quando uma pessoa está estressada além da conta no trabalho. Repare se há exagero no uso de estimulantes, como café, refrigerante e cigarro para permanecer alerta. O uso de álcool como forma de relaxamento também pode aumentar, e quem convive com o paciente muitas vezes é capaz de perceber a mudança no consumo.

Caso necessário, busque ajuda e saiba que não está sozinho.

O que é Síndrome de Burnout?

Gostou desse tema? Então não perca e leia também:

Cuide da sua Saúde Mental na Quarentena

Ajuste Mental para a Prática Esportiva

10 dicas para uma alimentação saudável e adequada

Back To Top