skip to Main Content

6 Dicas para Aumentar o Engajamento dos Colaboradores

Engajamento dos colaboradores é um tema de extrema relevância atualmente e em todos os demais momentos. Apesar de parecer uma questão simples de ser colocada em prática, existem diversos fatores que precisam ser avaliados e levados em consideração em uma empresa, para que o time se sinta engajado com o seu trabalho.

Para entender mais sobre esse assunto, preparamos este artigo. Convidamos você a continuar lendo abaixo!

O que é engajamento?

O significado literal de engajamento é “empenho em uma causa”. Além da palavra ser um substantivo masculino, ela é a junção do verbo engajar + mento. Outro fato interessante é que a palavra engajar tem origem etimológica do francês “engager“, que no português significa comprometer-se, empenhar ou contratar. Engajamento é a capacidade de estar presente, focado e energizado em relação às suas funções. Colaboradores engajados vão além do que se espera deles. São comprometidos com os objetivos e valores da empresa em que fazem parte, incentivados a contribuir para o sucesso organizacional.

Para que você consiga potencializar o engajamento de seus funcionários, é preciso investir neles, promovendo seu bem-estar e crescimento profissional.


Listamos abaixo dicas importantes para implementar na sua organização, a fim de melhorar o engajamento do seu time. Veja!

1. Aposte no aprimoramento da liderança

Para ter equipes produtivas e engajadas, é essencial contar com líderes motivados com seu trabalho e que buscam estar em contínuo aprimoramento.
Pensando nisso, é necessário investir e incentivar o crescimento dos gestores, proporcionando programas de liderança, treinamentos, rodas de conversa. Enfim, seja como preferir, ofereça oportunidades para o desenvolvimento!

2. Esteja atento às condições de trabalho

Proporcione um bom clima organizacional, realize ações para cuidar da saúde física e mental de seus colaboradores. Importe-se com as condições de trabalho.
Esse ponto é relevante para gerar mais motivação e engajamento!

3. Proporcione um plano de carreira

Perceber que a empresa oferece oportunidades de crescimento faz com que os colaboradores se sintam mais engajados e motivados. Dessa forma, elabore um plano de carreira e reconheça o trabalho de seus funcionários. Seja transparente com os colaboradores quanto à oportunidades e feedbacks, isso faz toda a diferença para potencializar o engajamento e tornar a equipe mais produtiva e alinhada com o propósito da organização.

4. Dedique tempo (e verba) para ações de endomarketing, eventos e brincadeiras com os colaboradores

Nem todos os dias na empresa precisam ser exatamente iguais. Direcione parte do budget de RH para eventos e atividades diferentes. Além de festas de fim de ano, dia das mães/pais, natal e páscoa, busque oferecer outras atividades durante o ano que possam criar um ambiente mais divertido, amigável e engajado. SPA-day com massagista na empresa, dia de folga no aniversário, café da manhã na empresa, Happy Hours de equipe e entre muitos outros!

5. Escute o que sua equipe tem a dizer

Para receber a total honestidade dos seus colaboradores e ouvir a real opinião deles é preciso oferecer um ambiente seguro, juntamente com mecanismos que permitam o funcionário fornecer informações e feedback de forma confidencial e anônima. 
Deixe claro que o envolvimento é importante para você e para a empresa, e confira frequentemente com sua equipe quais são suas dores e necessidades no trabalho cotidiano.

6. Faça pesquisas de engajamento constantemente

Além de implementar ações para tornar seus colaboradores mais engajados, é muito importante fazer o acompanhamento desse nível de engajamento, pelo menos uma vez por ano. Portanto, realize pesquisas de satisfação para ouvir seus funcionários e captar seus feedbacks, sejam eles positivos ou negativos.
Vale destacar que essas ações precisam ser contínuas, e não apenas uma tendência passageira, pois caso os colaboradores enxerguem essas iniciativas como algo momentâneo, há o risco de causar ruídos à comunicação e relacionamento, o que pode trazer grandes prejuízos à organização.
Logo, podemos concluir que o engajamento no trabalho é essencial para obter o sucesso tanto de colaboradores quanto da organização. Que tal começar a implementar em sua empresa?

 

 

4 Dicas para Aumentar o Engajamento dos Colaboradores

 

Curtiu essa ideia? Leia também:

•Qual é a importância de contratar o Seguro Empresarial?

•4 dicas para promover o bem-estar dos colaboradores

Back To Top