skip to Main Content

Semana Mundial da Amamentação

O mês de agosto é conhecido como agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. Do dia 01 ao dia 08 de agosto é comemorada a Semana Mundial da Amamentação a fim de conscientizar e reforçar para todas as mães o quanto é essencial a amamentação.

Benefícios do leite materno

Segundo o Ministério da Saúde qualquer criança pode, e deve, se alimentar apenas do leite materno nos seus primeiros seis meses de vida, não precisando comer ou beber mais nada, pois nele há tudo que o bebê necessita para estar nutrido, crescer e se desenvolver com saúde.

O leite materno é o único alimento que fornece nutrientes importantes para o desenvolvimento cerebral, combate infecções, protege a criança contra bactérias e vírus, e evita diarreias.  O recém-nascido alimentado apenas com leite materno tende a se recuperar de doenças com mais facilidade.

A OMS aconselha que somente depois de passado os seis primeiros meses de vida sejam inseridos na alimentação da criança papinhas de frutas e de legumes, sem necessariamente interromper a amamentação, que pode ser continuada até os dois anos de idade. “O bebê que mama no peito desenvolve melhor o rosto, a boca, a mordida, e principalmente o sistema respiratório”.

Para fornecer o melhor leite possível para o seu bebê, evite a ingestão de álcool, cafeína em excesso e hormônios, porém antes de retirar algo do cardápio, converse com seu médico, pois nessa fase você precisará de muita energia vinda dos alimentos que consome. Quando voltar ao trabalho após a licença maternidade, você pode ordenhar seu próprio leite e guardá-lo em frascos de vidro na geladeira, para que ele seja oferecido ao seu filho na sua ausência. O importante é manter o leite materno o máximo de tempo possível na vida do bebê.

Benefícios à mulher

Além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê, a amamentação diminui os riscos de a mulher desenvolver anemia, osteoporose, doenças cardíacas, câncer de mama e de ovário, depressão e hemorragia pós-parto, além de ser um ato prazeroso e que aumenta a autoestima.

Fortalecendo o vínculo

“Crianças pequenas precisam e sentem prazer em sugar, pois estão na fase oral. O contato com a pele da mãe e o mamar no peito são tranquilizantes e extremamente benéficos ao bebê”

A amamentação também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, pois promove uma forte ligação emocional com a mãe, transmitindo-lhe segurança e carinho, de modo a facilitar, mais tarde, o seu relacionamento interpessoal e, ainda, contribui para o desenvolvimento psicomotor do bebê.

Fonte:https://bvsms.saude.gov.br/amamentacao

Back To Top