skip to Main Content

4 dicas para promover o bem-estar dos colaboradores

Cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores vem se tornando uma das principais preocupações das empresas. Os líderes e departamentos de Recursos Humanos estão compreendendo, cada vez mais, sobre a relevância de acompanhar e trazer benefícios à qualidade de vida dos seus funcionários, afinal, o capital humano é um grande diferencial competitivo.

Para que possa entender melhor sobre esse assunto, conhecendo de fato as vantagens da promoção do bem-estar e como esse fator impacta na companhia, continue lendo abaixo. Este conteúdo traz dicas essenciais para aplicar na sua empresa.

Boa leitura!

Qual é a importância da promoção do bem-estar no trabalho?
A produtividade, motivação e engajamento estão diretamente ligada ao bem-estar dos colaboradores. Afinal, quando o funcionário se sente bem com o seu trabalho e valorizado pela empresa tende a ter mais disposição e satisfação em realizar suas tarefas.

Além do aumento da produtividade e, consequentemente, da lucratividade, instituições que incentivam o bem-estar dos seus funcionários também conquistam outros benefícios, como retenção de talentos e destaque em relação à concorrência.

Quais ações realizar para promover o bem-estar dos colaboradores no trabalho?
Um universo de estratégias pode ser criado para promover o bem-estar da equipe. É importante ter em mente que o colaborador precisa se sentir acolhido, valorizado, motivado, feliz com seu trabalho. Portanto, confira abaixo alguns fatores fundamentais e que estão diretamente ligados com o bem-estar dos funcionários:

Aposte na flexibilidade
É fundamental compreender que as pessoas têm uma vida pessoal, precisando ter tempo para aproveitar os momentos com seus amigos, família ou até mesmo disponibilidade para se dedicar aos estudos. Pensando nisso, aposte na flexibilização de horários ou no ambiente de trabalho.

Esteja atento à estrutura
É de extrema importância pensar em como a estrutura de trabalho impacta no bem-estar e no desenvolvimento do colaborador. Sendo assim, forneça iluminação, cadeira confortável, mesa, enfim, todos os aparelhos necessários para o seu desenvolvimento.

Cuide do clima organizacional
Mesmo no trabalho home office, não deixe de lado esse fator! Incentive a gentileza, dê bons exemplos e acompanhe de perto as relações entre os líderes e seus times, bem como o relacionamento entre todos os colaboradores. É essencial estar atento à convivência e ao clima organizacional.

Promova a saúde física e mental
Cuidar da saúde do colaborador é indispensável! Realize programas de promoção à saúde, incentivando a prática de atividades físicas, boa alimentação e forneça também todo o suporte necessário para cuidados com a mente. Nesse caso, vale lembrar que proporcionar plano de saúde aos colaboradores é uma excelente opção, já que esse benefício é muito valorizado pelas pessoas, sendo um grande diferencial para sua empresa.

Ou seja, os cuidados com o bem-estar dos colaboradores precisam fazer parte da cultura da empresa, em que cada membro entenda a importância de estar disposto para auxiliar seus colegas e fazer um ambiente de trabalho agradável a todos.

Back To Top