skip to Main Content

A diferença entre Plano de Saúde, Seguro Saúde e SUS

Já muito se fala aqui no Blog sobre a necessidade de ter uma cobertura de saúde e dos benefícios de se ter uma, no entanto você sabe a diferença entre Seguro Saúde, Plano de Saúde e SUS? Hoje vamos esclarecer todas as dúvidas do que se tratam esses auxílios.

Plano de Saúde

Um plano de saúde é um serviço fornecido por uma empresa privada que disponibiliza uma rede de atendimento médico, contando com laboratórios, psicólogos, nutricionistas, entre outros. Assim, cada instituição terá sua própria rede de atendimento com clínicas e profissionais cadastrados. Para utilizar esses atendimentos somente poderá utilizar essa rede. Fora disso, o plano não cobre.

Os tipos de cobertura e abrangência variam bastante de empresa para empresa. As maiores normalmente têm um serviço de mais qualidade e com uma cobertura completa, o que é ideal para quem viaja ou se muda com frequência. Assim, o melhor plano depende bastante do seu perfil e das necessidades da sua família.

O serviço pode ser oferecido em diversas modalidades, como:

• Individual: Personalizada para um único indivíduo;

• Familiar: Estende-se aos familiares diretos do contratante, o que inclui pai, mãe, cônjuge e filhos;

• Coletivo: contratado por um grupo de pessoas, normalmente em associações de classes, sindicatos etc.;

• Empresarial: direcionado para empresas públicas e privadas que desejam atender seus colaboradores. Ele é debitado diretamente na folha de pagamento do funcionário, reduzindo parte da burocracia.

Os planos também podem se dividir em em dois grandes grupos conforme a margem de cobertura que são:

  • PLANOS DE REFERÊNCIA: São os mais caros, pois são mais completos, garantindo coberturas amplas a tratamentos, exames, cirurgias e até transplantes.
  • PLANOS SEGMENTADOS: Atendem conforme o segmento do plano podendo ser ambulatorial, hospitalar e hospitalar com obstetrícia

Gostaria de cotar um Plano de saúde para você e sua família? Fale agora com um de nossos especialistas e saiba mais!

Seguro Saúde

Nesse caso, a instituição não fornece uma rede de atendimento. Trata-se, na verdade, de um contrato de seguro que reembolsa o usuário pelas despesas médicas relativas a consultas, exames laboratoriais, tratamentos diversos, cirurgias etc.

Assim, o segurado fica livre para escolher o profissional ou a instituição médica que desejar. Esse reembolso seguirá as diretrizes do plano contratado.

Seu funcionamento é semelhante a um seguro tradicional. O cliente paga o prêmio (mensalidade), que varia conforme o risco potencial de futuros custos com tratamentos.

SUS (Sistema Único de Saúde)

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um sistema público brasileiro, garantido pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, por meio da Lei nº. 8.080/1990.

O SUS atende milhões de brasileiros anualmente, realizando exames, consultas e internações e muitos outros. Paralelamente à esses, o SUS também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção de vigilância sanitária, como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos.

Todos os brasileiros podem usar o SUS. O sistema é integral, igualitário e universal, ou seja, não faz, e nem deve fazer qualquer distinção entre os usuários. Inclusive, estrangeiros que estiverem no Brasil e por algum motivo precisarem de alguma assistência de saúde, podem utilizar de toda rede do SUS gratuitamente.

SUS X Plano de Saúde

A diferença mais básica entre o SUS e os planos de saúde é que todo mundo tem direito ao primeiro, de maneira gratuita, enquanto que ao segundo é necessário ser aderente, isso é, pagante.

Em caso de gestação e parto, por exemplo, o SUS oferece atendimento integral (contando com exames e consultas) enquanto alguns planos de saúde não oferecem internação e parto em sua cobertura.

Podemos dizer que de uma forma geral o SUS deveria oferecer um atendimento integral e completo para todo e qualquer cidadão enquanto que os planos de saúde oferecem apenas os serviços que são pagos em sua cobertura.

Entretanto, há uma carência de recursos no SUS devido à alta demanda (cerca de 70% da população brasileira depende da rede pública de saúde), que aumentou ainda mais com a crise econômica e casos de Covid-19. como consequência, pacientes aguardam meses à espera de cuidados na rede pública.

Leia também:

Plano de saúde cobre cirurgia plástica?

Plano de saúde cobre psicólogo?

Back To Top