skip to Main Content

Plano de saúde cobre cirurgia plástica?

A pergunta “plano de saúde cobre cirurgia plástica?” é uma das mais frequentes entre os usuários de planos de saúde e também entre as pessoas que estão avaliando a contratação de um. Para esclarecer essa dúvida de maneira clara e objetiva, preparamos este conteúdo para que você entenda sobre a cobertura e não se frustre em relação às condições.

Para iniciar, afinal, plano de saúde cobre cirurgia plástica?
De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os planos de saúde não têm obrigação de cobrir as cirurgias plásticas, norma que também se aplica aos procedimentos com finalidade exclusivamente estética.

Porém, em casos de reparação, os planos de saúde devem cobrir as cirurgias. Portanto, para que haja aprovação da operadora, o beneficiário deve ser encaminhado por um médico e entrar com um pedido, sendo comprovado que o procedimento terá impacto na sua saúde e não apenas na questão estética.

Veja algumas cirurgias reparadoras que são cobertas pelos planos de saúde:
. Tratamentos de queimaduras;
. Tratamentos de tumores na pele;
. Reconstrução das mamas;
. Reconstrução da face;
. Reconstrução pós-trauma.

Qual é a cobertura do plano de saúde que atende cirurgias plásticas?
Em caso de cirurgia plástica reparadora, o plano de saúde deve oferecer uma cobertura parcial ou total do procedimento. É necessário que o seu contrato seja do tipo ambulatorial hospitalar, para que todos os custos com exames e internação sejam cobertos.

Porém, caso a cirurgia plástica tenha finalidade estética é possível realizar os exames pré-operatórios pelo plano de saúde. Já as despesas referentes à equipe médica e internação não serão cobertas.

Vale destacar que alguns plano de saúde premium oferecem a cobertura da cirurgia plástica estética mediante reembolso.

Ou seja, para solicitar a cobertura de uma cirurgia plástica é necessário ter em mãos um encaminhamento médico alegando que o procedimento é imprescindível para a saúde. A operadora pode recusar a solicitação caso discorde desse encaminhamento, solicitando que outro profissional faça a avaliação das necessidades.

 

Outra pergunta bastante frequente é: plano de saúde cobre cirurgia bariátrica?
Sim, a cirurgia bariátrica deve ser coberta pelo plano de saúde desde que seja comprovada a obesidade mórbida, impactando diretamente na qualidade de vida do paciente.

Para realizar a cirurgia bariátrica pelo plano de saúde, o beneficiário deve atender aos seguintes critérios:
. Ter entre 18 e 65 anos;
. Ter realizado tratamento clínico por pelo menos dois anos, sem resultados satisfatórios;
. Apresentar quadro de obesidade mórbida há mais de cinco anos.

Além disso, o beneficiário deve preencher pelo menos um dos requisitos abaixo:
. IMC entre 35kg/m² e 39,9kg/m² com ou sem comorbidades;
. IMC entre 40kg/m² e 50kg/m² com ou sem comorbidades.

Caso tenha mais alguma dúvida em relação a esses assuntos ou precise de um orçamento de plano de saúde, entre em contato com a YIA. Nossa equipe de especialistas está à disposição para te auxiliar!

Back To Top