skip to Main Content

Plano de saúde cobre psicólogo?

Cada vez mais, principalmente levando em consideração as dificuldades do ano de 2020 trazidas pela pandemia, a população está cuidando da sua saúde mental. Em função desse cenário, muitas pessoas têm a seguinte dúvida: plano de saúde cobre psicólogo?

Para esclarecer esse frequente questionamento, preparamos este conteúdo. Continue lendo abaixo para entender mais sobre esse assunto!

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina, de acordo com o anexo no ROL de procedimentos e eventos em saúde 2018, que as sessões e consultas com psicólogo são cobertas dentro dos planos de saúde. Porém, existem algumas normas de utilização.

Esse documento estipula um número mínimo de consultas, que será definido de acordo com a situação dos pacientes. Entenda:

Cobertura mínima de 12 consultas por ano, quando um dos critérios abaixo é preenchido:

a. pacientes candidatos a cirurgia de esterilização feminina e que se enquadram nos critérios estabelecidos na Diretriz de Utilização do procedimento: Cirurgia de Esterilização Feminina (Laqueadura Tubária / Laqueadura Tubária Laparoscópica);

b. pacientes candidatos a cirurgia de esterilização masculina e que se enquadram nos critérios estabelecidos na Diretriz de Utilização do procedimento: Cirurgia de Esterilização Masculina (Vasectomia);

c. pacientes candidatos a gastroplastia e que se enquadram nos critérios estabelecidos na Diretriz de Utilização do procedimento: Gastroplastia (Cirurgia Bariátrica) por videolaparoscopia ou por via laparotômica;

d. pacientes candidatos a cirurgia de implante coclear e que se enquadram nos critérios estabelecidos na Diretriz de Utilização do procedimento: Implante Coclear;

e. pacientes ostomizados e estomizados e que se enquadram nos critérios estabelecidos no Protocolo de Utilização do procedimento: Fornecimento de Equipamentos Coletores e Adjuvantes para Colostomia, Ileostomia e Urostomia, Sonda Vesical de Demora e Coletor de Urina.

Há também a estipulação do mínimo de 40 sessões com psicólogos ou terapeutas ocupacionais para:

  • Esquizofrenia primária ou secundária;
  • Transtorno de desenvolvimento;
  • Transtorno de alimentação;
  • Transtorno de humor.

Além disso, existe um mínimo de 12 sessões por ano para quem apresenta um dos critérios abaixo:

  • Diagnóstico primário ou secundário de demência, retardo ou certos transtornos de desenvolvimento;
  • Pacientes com disfunções de origem neurológica, traumato/ortopédica ou reumatológica.

Já a sessão de psicoterapia tem cobertura mínima de 18 sessões ao ano para os pacientes que apresentam uma das situações a seguir:

  • Diagnóstico primário ou secundário de transtornos neuróticos, relacionados ao estresse, ou somatóformes;
  • Pacientes com diagnóstico de síndromes comportamentais associadas a disfunções fisiológicas e fatores físicos;
  • Pacientes com diagnóstico de transtornos de comportamento e emocionais da infância ou adolescência;
  • Pacientes com diagnóstico de transtornos de desenvolvimento psicológico;
  • Pacientes com transtornos de humor;
  • Pacientes com diagnóstico de transtornos específicos de personalidade.

Vale lembrar que essas são as condições mínimas que os planos de saúde devem oferecer. De acordo com o seu contrato, podem proporcionar mais opções. Portanto, verifique e questione no momento da contratação!

Plano de saúde oferece reembolso para tratamento com psicólogo?

Apesar de ANS exigir que os planos de saúde cubram tratamento com psicólogos, ainda existem muitos profissionais que não são conveniados aos planos, atendendo apenas de maneira particular.

Nesse caso, quando você precisar desse tipo de atendimento, consulte a rede credenciada do seu plano para encontrar um psicólogo que atenda às suas necessidades.

Se não encontrar um profissional da sua preferência, uma outra opção é consultar o plano para verificar se existe a possibilidade de reembolso, como funciona exatamente e quais são as condições necessárias para solicitá-lo.

Conclusão
Cuidar da saúde mental é de extrema importância; ter um plano de saúde ideal para o seu estilo de vida também é fundamental! Conte conosco para encontrar o que mais combina com o seu perfil. Clique aqui para falar com nossa equipe de especialistas.

Aproveite para ler também “A importância do apoio psicológico para lidar com a pandemia.”

Back To Top