skip to Main Content

O QUE SIGNIFICA A SUA FOME?

Você com certeza já acordou ou se pegou naquela tarde com uma vontade enorme de comer um doce ou um salgado. A famosa “fome de besteira”. Ou mesmo já ouviu que as mulheres têm determinadas vontades em determinados ciclos e os homens outros? Bom, suas vontades podem ter diferentes significados; veja a seguir alguns deles:

Vontade de comer algo salgado

Essas vontades podem vir de estímulos visuais, olfativos e psicológicos, mas fisiologicamente também há a possibilidade de indicarem falta de micro e macro nutrientes. “A vontade de comer alimentos salgados pode estar relacionada a fadiga adrenal. As glândulas adrenais são responsáveis pelo ciclo do sono, imunidade, regulação do metabolismo do sódio, do potássio, da água, dos carboidratos e também regulação das reações do organismo ao estresse“, detalha a nutricionista Michelle Troitinho, do Kurotel – Centro Médico de Longevidade & Spa, em Gramado. Portanto, quando essas glândulas não desempenham suas funções devidamente, o organismo pode sentir falta do sódio.

Vontade de comer algo doce

Geralmente ligado às razões emocionais, os doces podem trazer prazer e funcionar como recompensa para nossos sentimentos. Além desse fator, alterações na tireóide e nos níveis de serotonina também causam o aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos refinados, aponta a nutricionista. E, para estimular o equilíbrio desse composto, alimentos que contenham o aminoácido triptofano, como grão-de-bico, banana e cereais, ajudam na produção do hormônio.
Os gastos com plano de saúde devem ser informados na ficha Pagamentos Efetuados, sob o código 26. Informe o CNPJ e o nome da operadora, o valor pago e a parcela que foi reembolsada e não é dedutível.

A famosa TPM

Durante a tensão pré-menstrual, muitas mulheres manifestam vontade de se jogar em um pote de sorvete ou devorar uma enorme barra de chocolate. A flutuação dos hormônios na fase do ciclo menstrual é a grande causa por trás disso, envolvendo desequilíbrios de estrogênio, progesterona, excesso de prolactina, deficiência dos nutrientes B3, B6, E, magnésio e do aminoácido triptofano, alterando a atividade das prostaglandinas, endorfina e serotonina.

Os níveis de serotonina também influenciam nesse processo. Como já dito, o consumo de carboidratos aumenta as várias reações químicas do organismo, melhorando os sintomas adversos.

Vontades entre os homens

Apesar de as mulheres enfrentarem maior variação hormonal devido à menstruação, o desequilíbrio  hormonal entre os homens também pode levar à ganho ou perda de peso. A alteração da testosterona no homem não implica diretamente fome no paciente, mas a diminuição do hormônio pode levar ao ganho de peso, por causar uma diminuição da massa muscular e, consequentemente, do metabolismo basal.

Vale substituir uma vontade pouco nutritiva por outra?

Você já ouviu dizer que deve comer castanhas quando sente vontade de comer chocolate? Pode até ser que os nutrientes de alguns alimentos nos ajudem a suprir as necessidades nutricionais do corpo, porém, a pergunta que você deve sempre se fazer é: “a minha vontade vai passar ou aumentar depois que eu fizer a troca?”. Muitas vezes, a melhor saída é atender aos anseios da mente ao invés de substituí-los, a fim de não exagerar ao se deparar com a primeira tentação.

Além do equilíbrio alimentar como forma de combater distúrbios de ansiedade e depressão, são com o consumo de algumas ervas que podem para saciar o apetite como café e chás como de erva mulungu, camomila e maracujá, ajudam muito na ansiedade e no controle da vontade de comer doces.

Outra dica é praticar exercícios físicos, que ajudem a pessoa a liberar hormônios como adrenalina, noradrenalina e serotonina, substâncias que ajudam no controle do apetite.

Back To Top