skip to Main Content

Cuide da sua Saúde Mental na Quarentena

Evite o bombardeio de informações e busque informações de fontes confiáveis

Estar antenado é importante, porém, receber notícias a cada minuto de tragédia e morte não nos ajuda em nada e pode acabar fazendo mal. Mantenha-se sempre informado do geral e saiba como evitar a doença e se manter seguro, porém, evite o bombardeio e evite as fake-news.

Estabeleça uma rotina com um horário para acordar e lista de coisas a fazer no dia

Levantar da cama de manhã, arrumar os lençóis, abrir a janela, tomar um banho, tomar café da manhã e se preparar para o dia: assim como se fazia antes da pandemia, esses pequenos rituais para começar o dia e organizar os seus afazeres ajudam muito na saúde mental. 

Tirar o pijama (mesmo que você vá ficar em casa o dia inteiro) e colocar uma roupa para trabalhar, outra para fazer exercício, etc. ajuda a criar o sentimento de que realmente estamos vivenciando aquele dia, além de nos ajudar a separar os períodos de home office, do nosso período de lazer e sono.

Recomendamos os Apps gratuitos: 

•Forest – para controlar seu uso do smartphone.

•Evernote – para organizar tarefas, afazeres e pensamentos.

Se possível, procure fazer algum tipo de exercício físico em casa

Existem diversos aplicativos e sites, além de vídeos gratuitos no Youtube que ensinam a fazer alguns exercícios em casa. Não precisa ser uma corrida de 10km. Aproveite o tempo em casa e busque sobre todos os exercícios que você tem curiosidade de saber como faz. Já pensou em fazer uma aula de Yoga? Ou uma de judô? E que tal dança do ventre? Gaste energia e aprenda algo novo. 

Tenha sempre em mente que você não precisa sair da quarentena mais musculoso, magro ou fitness do que entrou. Apenas precisa sair com saúde e bem. Pegue leve consigo mesmo e faça coisas que te divertem.

Recomendamos os Apps gratuitos: 

•Nike Training Club – para se exercitar em casa com mais de 150 tipos de treinos feitos por profissionais

•Adidas Running App – para controlar corridas, alcançar objetivos e compartilhar seus resultados

•Zombies, Run! – para aprender a correr de maneira divertida e criativa, e ter sempre um incentivo para continuar correndo – não ser devorado por zumbis!

Utilize a tecnologia para se aproximar dos seus amigos e familiares

Os aplicativos de vídeo-chamada não precisam ser apenas para reuniões de trabalho e aulas da faculdade. Eles também facilitaram a distância entre as pessoas que a gente gosta, e nos permitem passar tempo com aqueles que amamos. Organize uma tarde de jogos online com seus amigos, faça uma chamada com todos os tios e primos da família (como se fosse natal), convite seus colegas para um Happy Hour na sexta-feira à noite ou apenas ligue para seus amigos mais próximos e separe algumas horas para botar o papo em dia. O que importa é estar próximo, mesmo que distante.

Use esse período de introspecção para se dedicar a alguma atividade que você gosta

Com a possibilidade de estarmos em casa (para aqueles que estão em home office ou isolamento social), aproveite o tempo e ambiente para se dedicar a hobbies e atividades que você gosta de fazer.

Ou aprenda algo novo: da mesma maneira que a internet pode nos ajudar a fazer exercício e nos conectar, ela também pode nos dar as ferramentas necessárias para aprender algo novo que sempre quisemos. Busque por vídeos e apps que ensinam a pintar, dançar, costurar, construir um robô ou treinar seu pet para responder a comandos. Divirta-se!

Lembre-se que hobbies não precisam de motivo: você não precisa ser bom neles, não precisa ganhar dinheiro em cima do que faz e não precisa praticar todos os dias. Faça o que te faz feliz e o que te diverte, mesmo que não tenha nenhum motivo externo para tal.

Tenha a certeza de que você não está só e todos nós passaremos por isso juntos!

Todos estão na mesma situação. E, apesar disso, cada um encontra uma melhor forma de lidar com este momento. Não se compare com outras pessoas e tente encontrar o que mais funciona para você.

Back To Top