skip to Main Content

21 Março – Dia Internacional da Síndrome de Down – Mitos e Verdades

1- A síndrome de Down é uma doença.

MITO. A síndrome de Down não é uma doença, não é contagiosa e nem hereditária. É uma alteração genética e as características físicas e psicológicas são individuais, ou seja, a pessoa não necessariamente precisa ter todas as características.

2 – Mulheres têm maior chance de ter filhos com SD após os 35 anos.

VERDADEOs riscos de ter uma gestação de um bebê com Síndrome de Down aumentam progressivamente em relação à idade materna a partir dos 35 anos. A mulher tem seus óvulos formados desde bem pequena e com o passar do tempo, eles envelhecem podendo aumentar o risco de alterações genéticas.

3O trabalho é indicado para fazer parte da rotina?

VERDADE Não só podem como devem trabalhar. O trabalho ajudará em seu desenvolvimento, interação com a sociedade e na realização pessoal.

 4 – Há diferentes graus de Síndrome de Down.

MITO. Na T21 há a presença do cromossomo extra em todos os casos e por isso não há graus. Mas há, sim, diferenças nas pessoas com Síndrome de Down, por questões de estimulações terapêuticas e pelo comprometimento cognitivo da deficiência intelectual.

5 – Teve uma mudança do nome Síndrome de Down para T21.

VERDADET21 é a abreviação de Trissomia 21 e essa reformulação da nomenclatura se deve a uma visão de que a palavra “Down” é uma maneira pejorativa de tratar as pessoas, por significar baixo, para baixo, por baixo. O nome Síndrome de Down é uma homenagem ao John Down que descreveu a síndrome de 1866. Para valorizar mais a pessoa com T21 e desvincular à tradução de “Down”, estamos usando a Trissomia 21 ou T21 para identificar. Porém, ainda no senso comum, usamos ‘Síndrome de Down’.

 

Back To Top