skip to Main Content

O que é Psicoterapia? – Setembro Amarelo

Seguindo nosso conteúdo sobre saúde mental em celebração ao Setembro Amarelo, hoje iremos falar um pouquinho sobre a psicoterapia, seu significado, benefícios e os mitos que a cercam.

Desmitificando a Terapia e a Psicoterapia

Terapia e psicoterapia são termos semelhantes, porém, diferenciá-los é importante uma vez que a terapia se refere a diversos tipos de processos terapêuticos (holísticos, alternativos, naturais), enquanto a psicoterapia clínica é praticada por profissionais de psicologia.

O tabu que cerca a psicoterapia impede muitas pessoas de procurarem ajuda para o autoconhecimento ou tratamentos de transtornos. Isto porque, embora hoje exista inúmeras linhas e objetivos, ainda há um receio de procurar ajuda psicológica. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a terapia pode proporcionar uma melhor tratativa com a sua própria existência e também auxiliar a lidar com os outros de forma mais harmônica.

A psicoterapia pode promover muitos benefícios, desde o simples fato de compartilhar conflitos (que já auxilia no alivio da pressão causadora de sofrimento) e até favorecer a forma de como lidar com sentimentos indesejáveis, ilusões, sobre si mesmo e os outros. Promove uma maior motivação, autoestima e melhora em relacionamentos. Com o acompanhamento psicoterápico é possível ressaltar o poder de consciência que o autoconhecimento proporciona, sendo essencial para lidar com qualquer que seja a demanda levada para o tratamento (questões familiares, conjugais, profissionais, ansiedade, depressão e outros transtornos).

O objetivo é sempre o desenvolvimento interno, visando tomar decisões mais conscientes e mais acertadas, tendo uma maior percepção das suas reais possibilidades e ainda promover uma quebra do círculo vicioso de comportamentos prejudiciais ao seu modo de vida, sentimentos, pensamentos e atitudes que acabam acontecendo sem se dar conta. Enfim, a psicoterapia pode ajudar a lidar melhor com as insatisfações e frustrações do dia a dia, entre outros muitos aspectos que podem ser trabalhados nos encontros psicoterapêuticos.

Mas, é importante dizer que o processo leva algum tempo, que depende de cada caso e demanda uma entrega, um esforço conjunto. Algumas vezes doloroso, algumas vezes muito prazeroso, que traz como recompensa o amadurecimento, crescimento e desenvolvimento pessoal.

É importante lembrar que não existe idade mais adequada, nem restrições ou contraindicações para dar início à terapia –  desde que o paciente seja maior de idade ou tenha o consentimento e autorização de responsáveis legais. Não há momento certo de procurar um psicólogo – todos os dias lidamos com diversas situações, conflitos, perdas e decisões com as quais podemos ter dificuldade em resolver sozinhos ou sem algum tipo de sofrimento. O psicólogo sempre pode auxiliar no processo de autoconhecimento, a lidar consigo mesmo e com as questões à sua volta.

Tabu

Realizar atendimento com um psicólogo ainda sofre preconceito e por muitas vezes os pacientes só procuram auxilio profissional quando o sofrimento já está instalado e nenhuma outra alternativa é capaz de proporcionar ou resgatar o bem-estar social.

Muitas pessoas ainda têm receio de “falar da vida a um estranho” ou “pagar para conversar”. Ao contrário do que pensam, o psicólogo não está lá para servir como confidente e ter alguém para desabafar: ele faz uma escuta qualificada das questões do paciente e o conduz ao entendimento dos seus sentimentos e ações diante dos fatos.

Para quebrar esse estigma é importante ressaltar que a psicologia é uma ciência e possui diversas abordagens como a psicanálise, fenomenológica-existencial e muitas outras. Não existe um tipo certo para cada pessoa – as abordagens contemplam o indivíduo e analisam a situação sob diferentes óticas.

Então lembre-se: a psicoterapia pode ser um grande presente para si mesmo. Não se feche para essa oportunidade!

Aproveite as oportunidades do seu plano de saúde para começar a terapia.

Leia também:

-Plano de saúde cobre psicólogo? 

-Cuidados com a saúde mental durante a quarentena

-O que é o Setembro Amarelo?

Back To Top