skip to Main Content

10 de Setembro – Dia mundial de prevenção ao suicídio. Toda vida Importa

Hoje, 10 de Setembro, é o dia Mundial da prevenção ao Suicídio.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio em algum lugar do planeta. Ou seja: em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa maneira. Dados levantados pela instituição em 2016 também apontam que suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos, sobretudo de baixa e média renda.

Em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio: uma em cada 100 mortes, o que levou a OMS a produzir novas orientações para ajudar os países a melhorarem a prevenção do suicídio e atendimento.

Origem do Setembro Amarelo

A campanha surgiu em 1994, nos Estados Unidos. Na ocasião, Mike Emme, de apenas 17 anos, cometeu suicídio. Habilidoso, o jovem restaurou um Mustang 68 e pintou o automóvel de amarelo. A família e os amigos do rapaz não perceberam seus problemas psicológicos e, por isso, não conseguiram evitar sua morte.

No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda”. A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio..Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio o laço amarelo.

As organizações acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas

Devido a isso, neste mês temos a campanha do Setembro Amarelo (nacional), no qual o dia 10 foi escolhido para se comemorar o dia Mundial da Prevenção do suicídio (mundial).

No Brasil o “Setembro Amarelo” foi adotado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), inspirado no caso Emme.

O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que são identificadas. Além de trazer esse tema à tona, as campanhas disponibilizam informações e opções de tratamento para o público.

O fato de muitos acharem que o suicídio é algo distante e que afeta poucas pessoas – o que a OMS já mostrou não ser verdadeiro – também prejudica discussões mais aprofundadas que seriam benéficas para quem precisa.

As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros como depressão, transtornos psiquiátricos, consumo excessivo de medicamentos, drogas e bebidas alcoólicas.

Fique atento! Os sinais abaixo podem servir de alerta:

– Depressão;

– Desesperança;

– Desleixo com a aparência;

– Falta de vontade de estar na presença de outras pessoas;

– Mudança repentina de hábitos;

– Perda de interesse por atividades antes prazerosas;

Se pensar em suicídio busque ajuda!

É importante que as pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda. O ideal é um acompanhamento profissional, com psicólogos e psiquiatras, além do importante apoio da família e dos amigos.

Se você, em algum momento considerou o suicídio como solução dos problemas, ou percebeu isso em alguém próximo, pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV).

Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção ao suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar e procurar ajuda. O serviço é totalmente sigiloso.

CVV

Ligue: 188

Site: www.cvv.org.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mantenha sua saúde mental em dia, cuide-se e fique atento aos sintomas que podem estar ocorrendo com você ou com pessoas próximas. Toda e cada vida importa! Sem saúde mental, não há saúde.

Leia também: Como manter a saúde mental durante a pandemia?

Back To Top