skip to Main Content

Desmistificando o Vegetarianismo e o Veganismo – o que é e como funciona?

Com o passar dos anos, os estilos de vida vegetarianos ou veganos passam a ter mais adeptos. Diversos motivos levam as pessoas a diminuírem ou deixarem o consumo de carne: seja saúde, economia, razões ambientais ou carinho animal, o importante é que esse tipo de estilo de vida veio para ficar. E hoje, vamos explicar um pouco sobre as diferenças e semelhanças de cada vertente.

Vegetarianismo: você sabe realmente o que é?

De uns tempos para cá tivemos uma grande adesão das pessoas a regimes alimentares diferentes e grande difusão do termo vegetarianismo, porém nem sempre tem sido tratado de forma correta.

O Vegetarianismo é o regime alimentar que exclui os produtos de origem animal. A Sociedade Vegetariana Brasileira reconhece variações de interpretação do termo por causa do dinamismo da linguagem.

Os principais tipos de vegetarianismo são:

  • Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação.
  • Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação.
  • Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.
  • Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.

Já o veganismo, segundo definição da Vegan Society, é um modo de viver (ou poderíamos chamar apenas de “escolha”) que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais – seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo.

Quais seriam as razões para se tornar vegetariano?

São diversos os motivos que levam os indivíduos a restringirem sua alimentação com produtos de origem animal, dentre as principais:

  1. Ética

São abatidos mais de 10 mil animais terrestres por minuto no Brasil para produzir carnes, leite e ovos. A maioria destes animais são frangos, porcos e bois – animais que têm uma complexa capacidade cognitiva e sentem dor, sofrimento e alegria da mesma forma que os animais domésticos que temos em casa. É o que mais motiva as pessoas a se tornarem vegetarianos

  1. Saúde

Diversos estudos associam efeitos positivos de saúde com a maior utilização de produtos de origem vegetal e restrição de produtos oriundos do reino animal. De acordo com inúmeros estudos científicos o consumo de carnes está diretamente associado ao risco aumentado de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer.

  1.         Meio ambiente

Segundo a ONU, o setor pecuário é o maior responsável pela erosão de solos e contaminação de mananciais aquíferos do mundo. A ONU também estimou que cerca de 14,5% das emissões de gases do efeito estufa oriundas de atividades humanas têm origem no setor pecuário. A maior parte do desmatamento da Amazônia tem sua origem na produção de carnes, laticínios e ovos.

Mas lembre-se, é possível mantermos uma dieta saudável mesmo restringindo os produtos de origem animal! Para uma melhor captação de nutrientes e vitaminas, mantenha-se saudável com uma dieta vegetariana e consulte sempre um nutricionista.

Como se manter saudável com uma escola de alimentação vegetariano?

O estilo de vida vegetariano ou vegano, que exclui a carne ou qualquer alimento de origem animal, tem ganhado cada vez mais seguidores no mundo. Pesquisas mostram que mais de 8% da população brasileira se declarou vegetariana, ou seja mais de 15 milhões de pessoas.

Como estão excluídos da dieta os derivados de animal, muitos nutrientes acabam ficando de fora e precisam ser compensados de alguma forma.

Já falamos aqui sobre como manter uma dieta equilibrada para melhorar a imunidade. Mas e para os vegetarianos e veganos? Está pensando em aderir a esse estilo de vida? Confira, a seguir, como manter os nutrientes indispensáveis para a saúde no veganismo:

  • FERRO

O ferro é fundamental para a saúde do sangue, já que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo. Tanto vegetarianos como veganos absorvem menos quantidade de ferro e apresentam uma concentração menor do nutriente no sangue, isso porque o ferro está presente na carne, sobretudo a vermelha.

A deficiência deste nutriente pode levar à anemia, caracterizada pela fraqueza e cansaço, que afeta muitas mulheres em idade reprodutiva, inclusive carnívoras.

Para driblar essa falta, os veganos devem recorrer a outras fontes de ferro como o trigo, os cereais, as leguminosas, os vegetais verde-escuros – especialmente a couve e as frutas secas.

  • AMINOÁCIDOS

Os aminoácidos são compostos que se juntam para formar as proteínas necessárias para quase todas as funções do organismo. As carnes e os peixes contêm todos os aminoácidos que precisamos, assim como o leite e os ovos, e por isso são chamados de proteínas completas.

Os veganos encontram nos cereais, nas castanhas e nas leguminosas as principais fontes de proteína, mas nelas a quantidade de aminoácidos é diferente em relação à encontrada na proteína animal.

Sendo assim, eles precisam variar mais a escolha alimentar vegetariana ou vegana para assegurar uma completa absorção dos aminoácidos.

  • VITAMINA D

A vitamina D é necessária para a absorção do cálcio, importante para manter os ossos fortes.

Os veganos têm níveis relativamente mais baixos dessa vitamina no sangue, comparados à população em geral. A vitamina D está presente no óleo de peixe, nos ovos e na carne. A maior parte, contudo, provém da ação do sol na pele.

Por isso, a população é aconselhada a tomar suplemento nos meses de inverno e os veganos também precisam comer mais alimentos ricos em cálcio nesse período.

  • VITAMINA B12

A vitamina B12 é vital para a formação do sangue e o funcionamento do sistema nervoso e é encontrada em carnes e peixes. Os veganos encontram outras opções em alimentos enriquecidos com a vitamina, como cereais, extratos de levedura e substitutos de carne.

Mesmo assim, a vitamina B12 costuma estar em falta na escolha alimentar de veganos e vegetarianos, o que foi comprovado por um estudo recente que concluiu que mais da metade dos veganos apresentam péssimos níveis dessa vitamina no sangue.

A deficiência pode causar anemia e até problemas no sistema nervoso, inclusive paralisia, mas são casos raros. Os veganos precisam buscar suprir tal falta com o uso de suplementos.

  • ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3

Os ácidos graxos ômega-3 são um tipo de gordura fundamental para a saúde, mas não são produzidos pelo nosso organismo e, portanto, precisam ser adquiridos através dos alimentos. A melhor fonte é o peixe, sobretudo a sardinha e o salmão.

E, como o alimento não está presente na alimentação vegana, os seguidores dependem de uma fonte alternativa, a conversão do ácido linoleico em ácidos graxos ômega-3. O ácido linoleico, por sua vez, é encontrado na soja, na linhaça, nas nozes.

Ainda que os níveis sejam baixos no sangue dos veganos, não foi encontrado nenhum efeito colateral. Além disso, estudos não conseguiram comprovar o benefício de recorrer a suplementos para amenizar a carência na alimentação vegana.

  • VITAMINA A

A vitamina A é proveniente do fígado, leite e dos ovos. Para os veganos, a solução é consumir frutas e vegetais que contenham carotenos, que são convertidos em vitamina A no organismo.

A laranja, os vegetais verde-escuros, os vegetais de folhas verde, a batata doce e a abóbora são fontes ricas em carotenos.

A deficiência da vitamina A pode afetar a visão e a imunidade, mas são improváveis de acontecer com os veganos.

Gostou desse tipo de conteúdo? Acompanhe a gente no Instagram, Facebook e LinkedIn, e fique por dentro das nossas atualizações da Semana do Nutricionista.

Back To Top