skip to Main Content

Ômega 3, quando tomar?

Sextou com saúde: O suplemento queridinho dos brasileiros que ficou famoso por poder controlar o colesterol e causar milagres. Mas será que tudo isso é mesmo verdade?

O que é?

O Ômega-3 é uma gordura (por muitos, considerada “do bem”). Esse tipo de ácido graxo é o motivo de muita repercussão sobre seus benefícios no corpo como o controle de colesterol, prevenção de doenças e ação anti-inflamatória.

Sua reputação começou a ser construída nos anos 1970, quando estudiosos identificaram um menor risco cardíaco entre esquimós da Groenlândia, cuja dieta era composta essencialmente de peixes, baleias e focas – fontes naturais da substância. Desde então, ela ganhou o título de “gordura boa”, além da fama de ajudar na memória, ajudar na perda de peso, fortalecer o sistema imunológico, evitar olho seco, preservar a audição, afastar alguns tipos de câncer e tornar os ossos resistentes.

Por não precisar de prescrição médica, muitas marcas vendem sua própria manipulação da pílula de suplemento de Ômega 3, porém algumas vezes deixam por desejar informações nutricionais, ou recomendações de uso, apesar da maioria dos fabricantes recomendam a ingestão de uma cápsula de Ômega 3 duas vezes ao dia junto às principais refeições.

Devo tomar?

Entretanto, especialistas já confirmaram que embora o ômega 3 precise ser ingerido por todos, isso não quer dizer que ele deva sempre ser obtido por meio de suplementação. Segundo Priscila Gontijo, nutricionista da Vhita e mestre em ciências pela Universidade Federal de São Paulo, a única razão para esse boom dos suplementos desse ácido graxo é a pobreza da dieta ocidental com relação às fontes dele.

Isso quer dizer que, para todos os efeitos, a alimentação continua a ser a melhor maneira de obter o nutriente. E, como lembra Alan Tiago Scaglione, nutricionista da Estima Nutrição e especialista em Suplementação Nutricional aplicada ao Exercício pela Universidade de São Paulo, uma das melhores fontes de ômega 3 são os peixes. 

Fontes naturais de Ômega 3:

A vitamina pode ser obtida em diversos peixes. Alguns deles sendo:

  • Salmão
  • Sardinha
  • Manjuba 
  • Arenque
  • Anchova
  • Carimbatá
  • Krill

Além de também poder ser encontrada em fontes vegetais, tais como:

  • Sementes de chia
  • Sementes de linhaça
  • Nozes
  • Algas marinhas

Apesar disso, nem todos os indivíduos conseguem atingir a dose recomendada do nutriente apenas integrando as fontes de ômega 3 à dieta. Nesses casos, a suplementação pode, sim, ser uma alternativa.

Como sempre, recomenda-se visitar um médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer suplementação, já que a maioria dos estudos recomendam o consumo de 0,5 a 1,2 g do ácido graxo ao dia.

A suplementação também possui algumas contra indicações, principalmente para pessoas que tenham alergia a peixes e pessoas com hemofilia, já que essa gordura melhora a densidade do sangue.

Back To Top